HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL
Com o intuito de administrar suas colônias, a Espanha criou uma complexa estrutura burocráticoadministrativa visando manter o total domínio das terras conquistadas. Dos órgãos administrativos coloniais, os cabildos vão assumir grande importância para a elite criolla dentro do processo de colonização. Sobre os cabildos, podemos afirmar que eles eram:
associação de pessoas da mesma profissão sujeitas às mesmas regras e estatutos, com os mesmos deveres e direitos dentro do governo colonial.
companhias comerciais criadas pela Casa de Contratación e que tinham a exclusividade do comércio com a colônia, cidade ou região.
câmaras municipais encarregadas da administração das cidades coloniais e que possuíam considerável autonomia local.
sede do governo criollo nas audiências, que assumiam o poder político colonial na ausência de um vice-rei espanhol.
contratos estabelecidos entre a Coroa e os adelantados, que estabelecia o monopólio de comercializar os escravos negros no continente americano.
Leia com atenção a citação abaixo:
Não se pode negar que o comportamento do conquistador foi sempre violento: matou milhares de indígenas, saqueou suas riquezas, explorou sua força de trabalho, desestruturou o mundo nativo mediante uma conquista que não foi unicamente militar, mas também racial, religiosa, econômica, cultural e politica. (AQUINO, Rubim Santos Leão de. História das Sociedades Americanas, p.57)
A citação diz respeito a um determinado período da colonização espanhola nas Américas. Esse período se refere:
ao processo de povoamento das cidades, que exigia o total extermínio dos povos nativos para abrigar o grande contingente de colonizadores que vinham fugidos da Espanha.
à etapa inicial, cujo propósito da colonização foi determinado pela conquista dos territórios e a dominação dos povos nativos.
à instalação dos vice-reinos e capitanias, que exigiu uma maior organização dos colonizadores para atender às demandas da Coroa espanhola.
ao período de decadência das colônias, que impulsionou as revoltas coloniais e abriu caminho para as independências.
à organização da expansão marítima, cuja exploração do território revelou a falta de riquezas e levou à uma guerra civil contra os nativos.
Leia com atenção a citação a seguir:
"Sem colonização não há uma boa conquista e, se a terra não é conquistada, as pessoas não serão convertidas. Portanto, o lema do conquistador deve ser colonizar." (GÓMARA, Francisco López de, 1852. apud BETHEL, 1988. p.135.)
Com base nas palavras do cronista e nos estudos sobre a conquista da América Espanhola, analise as afirmativas a seguir:
I - A superioridade numérica de armamentos e a experiência bélica dos espanhóis permitiram uma conquista pacífica e sem traumas para os povos nativos.
II - A colonização da América iniciou com uma ação militar e teve sequência com a conquista espiritual dos nativos e a dominação dos territórios.
III - A "boa conquista" limitava-se a assaltar, saquear e tomar posse das riquezas encontradas, como ouro, prata e pedras preciosas.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
Leia com atenção:
Quando as embarcações de Colombo aportaram na América, de fato não a descobriram, pois muita gente já vivia em nosso continente. O que de fato ocorreu foi a integração da América ao continente europeu, ou, mais exatamente, à sociedade mercantil. Há quem pense que essa integração foi um favor que os europeus civilizados prestaram aos indígenas bárbaros. Isto não é verdade. As sociedades nativas eram socialmente muito complexas e desenvolvidas e sua incorporação teve custos humanos imensos, graças a massacres cruéis perpetrados pelos cristãos civilizados da Europa. (PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 1991, p. 11).
O fragmento elucida a importância do encontro das culturas europeias e nativas a partir da chegada em terras americanas do almirante Cristóvão Colombo, em 1492. Este acontecimento tem um significado especial no contexto de expansão das fronteiras europeias. Podemos afirmar que a chegada à América faz parte de um processo de:
expansão da economia mercantil e do fortalecimento das monarquias nacionais nascentes na Europa.
ampliação do movimento nacionalista e da consolidação dos reinos cristãos de Portugal e Espanha.
utilização de novas rotas em direção ao Oriente e da tomada de Constantinopla durante a Guerra de Reconquista.
divisão territorial proposta pelo Tratado de Tordesilhas e do fortalecimento econômico da Espanha.
descobrimento das novas técnicas de navegação e da assinatura da Bula Inter Coetera pelos reis católicos.
O Império Inca surgiu a partir da chamada “Confederação Cuzquenha”, expandindo seus territórios e criando um complexo sistema administrativo. Sobre as realizações dos incas podemos considerar:
I – O urbanismo desenvolvido, com a construção de uma imponente capital, Cuzco.
II – A criação de um sistema de irrigação e da produção agrícola em chinampas.
III – A construção de estradas para transporte de alimentos e cargas, ligando todo o Império.
IV – O desenvolvimento de técnicas de metalurgia e tecelagem, nunca antes utilizadas na região Andina.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
Os incas constituíram uma grande civilização que dominou uma ampla faixa de terras pelo território sul-americano. De acordo com seu mito de criação, o povo inca se fixou inicialmente na região de Cuzco e teve como primeiro grande líder Manco Capac. A partir de sucessivas conquistas militares os incas se tornariam os povos hegemônicos na região, expandindo e consolidando um poderoso império. Sobre o Império Inca, analise as afirmativas a seguir:
I - O Estado era centralizado, com o poder político concentrado nas mãos do Inca, o imperador, e sua sociedade era rigidamente hierarquizada.
II - A agricultura, base da sua economia, era praticada nas montanhas andinas, por meio de um sofisticado sistema de produção, que incluía a irrigação e a adubação.
III - O domínio do Império se estendia ao longo da cordilheira dos Andes, ocupando parte dos atuais territórios da Colômbia (sul), Equador (norte), Peru, Bolívia, Chile (norte) e Argentina (noroeste).
IV - Cultuavam um deus Sol (Inti) criador e protetor da vida e da natureza, seguiam uma doutrina monoteísta e, para ele, foram construídos diversos templo.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Fisicamente, muitas cidades coloniais espanholas foram construídas como um tabuleiro de xadrez, isto é, com quarteirões quadrados ou retangulares, que seguiam a partir de uma praça central ao redor das quais se estabeleciam os edifícios administrativos, judiciais e religiosos. Esse plano “clássico” das cidades com o traçado em quadrícula representou, principalmente:
um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter a dominação com base na ordem e simetria da organização urbana.
uma forma mais rápida de construção para proteger o território de ataques indígenas.
o planejamento de uma "cidade ideal", que pretendia consolidar a construção de uma sociedade miscigenada e democrática.
a tentativa de dominar o território criando cidades de forma desordenada para abrigar os colonos.
a falta de criatividade do urbanismo espanhol que não soube desenvolver cidades mais clássicas como as europeias.
Segundo o historiador José Luis Romero, algumas cidades coloniais foram construídas para que cumprissem funções preestabelecidas. Sobre a função das cidades na América espanhola, analise as afirmativas a seguir:
I – As cidades de passagem exerceram um papel fundamental no comércio marítimo com a metrópole, além de atrair grande contingente de pessoas e atividades mercantis.
II – Alguns núcleos urbanos surgiram a partir do crescimento da exploração das minas de ouro ou prata, atraindo colonizadores que buscavam enriquecimento fácil.
III – Ao lado das antigas cidades indígenas foram construídas as cidades coloniais espanholas, como forma de legitimar a conquista dos territórios ainda não habitados.
IV – As cidades planejadas em forma de tabuleiro de xadrez representavam um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter uma dominação social hierárquica.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). Os trabalhadores eram designados pela autoridade comunal indígena, para depois serem distribuídos entre os colonos espanhóis. A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região, bem como a sua própria denominação: mita no Peru e Bolívia, coatéquil no México, mandamiento na Guatemala. (SILVA, Heladir J. S. e. O processo de colonização espanhola na América. In: A colonização européia nas Américas. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, p. 26)
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
associação de pessoas da mesma profissão sujeitas às mesmas regras e estatutos, com os mesmos deveres e direitos dentro do governo colonial.
companhias comerciais criadas pela Casa de Contratación e que tinham a exclusividade do comércio com a colônia, cidade ou região.
câmaras municipais encarregadas da administração das cidades coloniais e que possuíam considerável autonomia local.
sede do governo criollo nas audiências, que assumiam o poder político colonial na ausência de um vice-rei espanhol.
contratos estabelecidos entre a Coroa e os adelantados, que estabelecia o monopólio de comercializar os escravos negros no continente americano.
Leia com atenção a citação abaixo:
Não se pode negar que o comportamento do conquistador foi sempre violento: matou milhares de indígenas, saqueou suas riquezas, explorou sua força de trabalho, desestruturou o mundo nativo mediante uma conquista que não foi unicamente militar, mas também racial, religiosa, econômica, cultural e politica. (AQUINO, Rubim Santos Leão de. História das Sociedades Americanas, p.57)
A citação diz respeito a um determinado período da colonização espanhola nas Américas. Esse período se refere:
ao processo de povoamento das cidades, que exigia o total extermínio dos povos nativos para abrigar o grande contingente de colonizadores que vinham fugidos da Espanha.
à etapa inicial, cujo propósito da colonização foi determinado pela conquista dos territórios e a dominação dos povos nativos.
à instalação dos vice-reinos e capitanias, que exigiu uma maior organização dos colonizadores para atender às demandas da Coroa espanhola.
ao período de decadência das colônias, que impulsionou as revoltas coloniais e abriu caminho para as independências.
à organização da expansão marítima, cuja exploração do território revelou a falta de riquezas e levou à uma guerra civil contra os nativos.
Leia com atenção a citação a seguir:
"Sem colonização não há uma boa conquista e, se a terra não é conquistada, as pessoas não serão convertidas. Portanto, o lema do conquistador deve ser colonizar." (GÓMARA, Francisco López de, 1852. apud BETHEL, 1988. p.135.)
Com base nas palavras do cronista e nos estudos sobre a conquista da América Espanhola, analise as afirmativas a seguir:
I - A superioridade numérica de armamentos e a experiência bélica dos espanhóis permitiram uma conquista pacífica e sem traumas para os povos nativos.
II - A colonização da América iniciou com uma ação militar e teve sequência com a conquista espiritual dos nativos e a dominação dos territórios.
III - A "boa conquista" limitava-se a assaltar, saquear e tomar posse das riquezas encontradas, como ouro, prata e pedras preciosas.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
Leia com atenção:
Quando as embarcações de Colombo aportaram na América, de fato não a descobriram, pois muita gente já vivia em nosso continente. O que de fato ocorreu foi a integração da América ao continente europeu, ou, mais exatamente, à sociedade mercantil. Há quem pense que essa integração foi um favor que os europeus civilizados prestaram aos indígenas bárbaros. Isto não é verdade. As sociedades nativas eram socialmente muito complexas e desenvolvidas e sua incorporação teve custos humanos imensos, graças a massacres cruéis perpetrados pelos cristãos civilizados da Europa. (PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 1991, p. 11).
O fragmento elucida a importância do encontro das culturas europeias e nativas a partir da chegada em terras americanas do almirante Cristóvão Colombo, em 1492. Este acontecimento tem um significado especial no contexto de expansão das fronteiras europeias. Podemos afirmar que a chegada à América faz parte de um processo de:
expansão da economia mercantil e do fortalecimento das monarquias nacionais nascentes na Europa.
ampliação do movimento nacionalista e da consolidação dos reinos cristãos de Portugal e Espanha.
utilização de novas rotas em direção ao Oriente e da tomada de Constantinopla durante a Guerra de Reconquista.
divisão territorial proposta pelo Tratado de Tordesilhas e do fortalecimento econômico da Espanha.
descobrimento das novas técnicas de navegação e da assinatura da Bula Inter Coetera pelos reis católicos.
O Império Inca surgiu a partir da chamada “Confederação Cuzquenha”, expandindo seus territórios e criando um complexo sistema administrativo. Sobre as realizações dos incas podemos considerar:
I – O urbanismo desenvolvido, com a construção de uma imponente capital, Cuzco.
II – A criação de um sistema de irrigação e da produção agrícola em chinampas.
III – A construção de estradas para transporte de alimentos e cargas, ligando todo o Império.
IV – O desenvolvimento de técnicas de metalurgia e tecelagem, nunca antes utilizadas na região Andina.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
Os incas constituíram uma grande civilização que dominou uma ampla faixa de terras pelo território sul-americano. De acordo com seu mito de criação, o povo inca se fixou inicialmente na região de Cuzco e teve como primeiro grande líder Manco Capac. A partir de sucessivas conquistas militares os incas se tornariam os povos hegemônicos na região, expandindo e consolidando um poderoso império. Sobre o Império Inca, analise as afirmativas a seguir:
I - O Estado era centralizado, com o poder político concentrado nas mãos do Inca, o imperador, e sua sociedade era rigidamente hierarquizada.
II - A agricultura, base da sua economia, era praticada nas montanhas andinas, por meio de um sofisticado sistema de produção, que incluía a irrigação e a adubação.
III - O domínio do Império se estendia ao longo da cordilheira dos Andes, ocupando parte dos atuais territórios da Colômbia (sul), Equador (norte), Peru, Bolívia, Chile (norte) e Argentina (noroeste).
IV - Cultuavam um deus Sol (Inti) criador e protetor da vida e da natureza, seguiam uma doutrina monoteísta e, para ele, foram construídos diversos templo.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Fisicamente, muitas cidades coloniais espanholas foram construídas como um tabuleiro de xadrez, isto é, com quarteirões quadrados ou retangulares, que seguiam a partir de uma praça central ao redor das quais se estabeleciam os edifícios administrativos, judiciais e religiosos. Esse plano “clássico” das cidades com o traçado em quadrícula representou, principalmente:
um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter a dominação com base na ordem e simetria da organização urbana.
uma forma mais rápida de construção para proteger o território de ataques indígenas.
o planejamento de uma "cidade ideal", que pretendia consolidar a construção de uma sociedade miscigenada e democrática.
a tentativa de dominar o território criando cidades de forma desordenada para abrigar os colonos.
a falta de criatividade do urbanismo espanhol que não soube desenvolver cidades mais clássicas como as europeias.
Segundo o historiador José Luis Romero, algumas cidades coloniais foram construídas para que cumprissem funções preestabelecidas. Sobre a função das cidades na América espanhola, analise as afirmativas a seguir:
I – As cidades de passagem exerceram um papel fundamental no comércio marítimo com a metrópole, além de atrair grande contingente de pessoas e atividades mercantis.
II – Alguns núcleos urbanos surgiram a partir do crescimento da exploração das minas de ouro ou prata, atraindo colonizadores que buscavam enriquecimento fácil.
III – Ao lado das antigas cidades indígenas foram construídas as cidades coloniais espanholas, como forma de legitimar a conquista dos territórios ainda não habitados.
IV – As cidades planejadas em forma de tabuleiro de xadrez representavam um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter uma dominação social hierárquica.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). Os trabalhadores eram designados pela autoridade comunal indígena, para depois serem distribuídos entre os colonos espanhóis. A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região, bem como a sua própria denominação: mita no Peru e Bolívia, coatéquil no México, mandamiento na Guatemala. (SILVA, Heladir J. S. e. O processo de colonização espanhola na América. In: A colonização européia nas Américas. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, p. 26)
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
ao processo de povoamento das cidades, que exigia o total extermínio dos povos nativos para abrigar o grande contingente de colonizadores que vinham fugidos da Espanha.
à etapa inicial, cujo propósito da colonização foi determinado pela conquista dos territórios e a dominação dos povos nativos.
à instalação dos vice-reinos e capitanias, que exigiu uma maior organização dos colonizadores para atender às demandas da Coroa espanhola.
ao período de decadência das colônias, que impulsionou as revoltas coloniais e abriu caminho para as independências.
à organização da expansão marítima, cuja exploração do território revelou a falta de riquezas e levou à uma guerra civil contra os nativos.
Leia com atenção a citação a seguir:
"Sem colonização não há uma boa conquista e, se a terra não é conquistada, as pessoas não serão convertidas. Portanto, o lema do conquistador deve ser colonizar." (GÓMARA, Francisco López de, 1852. apud BETHEL, 1988. p.135.)
Com base nas palavras do cronista e nos estudos sobre a conquista da América Espanhola, analise as afirmativas a seguir:
I - A superioridade numérica de armamentos e a experiência bélica dos espanhóis permitiram uma conquista pacífica e sem traumas para os povos nativos.
II - A colonização da América iniciou com uma ação militar e teve sequência com a conquista espiritual dos nativos e a dominação dos territórios.
III - A "boa conquista" limitava-se a assaltar, saquear e tomar posse das riquezas encontradas, como ouro, prata e pedras preciosas.
É CORRETO o que se afirma em:
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
Leia com atenção:
Quando as embarcações de Colombo aportaram na América, de fato não a descobriram, pois muita gente já vivia em nosso continente. O que de fato ocorreu foi a integração da América ao continente europeu, ou, mais exatamente, à sociedade mercantil. Há quem pense que essa integração foi um favor que os europeus civilizados prestaram aos indígenas bárbaros. Isto não é verdade. As sociedades nativas eram socialmente muito complexas e desenvolvidas e sua incorporação teve custos humanos imensos, graças a massacres cruéis perpetrados pelos cristãos civilizados da Europa. (PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 1991, p. 11).
O fragmento elucida a importância do encontro das culturas europeias e nativas a partir da chegada em terras americanas do almirante Cristóvão Colombo, em 1492. Este acontecimento tem um significado especial no contexto de expansão das fronteiras europeias. Podemos afirmar que a chegada à América faz parte de um processo de:
expansão da economia mercantil e do fortalecimento das monarquias nacionais nascentes na Europa.
ampliação do movimento nacionalista e da consolidação dos reinos cristãos de Portugal e Espanha.
utilização de novas rotas em direção ao Oriente e da tomada de Constantinopla durante a Guerra de Reconquista.
divisão territorial proposta pelo Tratado de Tordesilhas e do fortalecimento econômico da Espanha.
descobrimento das novas técnicas de navegação e da assinatura da Bula Inter Coetera pelos reis católicos.
O Império Inca surgiu a partir da chamada “Confederação Cuzquenha”, expandindo seus territórios e criando um complexo sistema administrativo. Sobre as realizações dos incas podemos considerar:
I – O urbanismo desenvolvido, com a construção de uma imponente capital, Cuzco.
II – A criação de um sistema de irrigação e da produção agrícola em chinampas.
III – A construção de estradas para transporte de alimentos e cargas, ligando todo o Império.
IV – O desenvolvimento de técnicas de metalurgia e tecelagem, nunca antes utilizadas na região Andina.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
Os incas constituíram uma grande civilização que dominou uma ampla faixa de terras pelo território sul-americano. De acordo com seu mito de criação, o povo inca se fixou inicialmente na região de Cuzco e teve como primeiro grande líder Manco Capac. A partir de sucessivas conquistas militares os incas se tornariam os povos hegemônicos na região, expandindo e consolidando um poderoso império. Sobre o Império Inca, analise as afirmativas a seguir:
I - O Estado era centralizado, com o poder político concentrado nas mãos do Inca, o imperador, e sua sociedade era rigidamente hierarquizada.
II - A agricultura, base da sua economia, era praticada nas montanhas andinas, por meio de um sofisticado sistema de produção, que incluía a irrigação e a adubação.
III - O domínio do Império se estendia ao longo da cordilheira dos Andes, ocupando parte dos atuais territórios da Colômbia (sul), Equador (norte), Peru, Bolívia, Chile (norte) e Argentina (noroeste).
IV - Cultuavam um deus Sol (Inti) criador e protetor da vida e da natureza, seguiam uma doutrina monoteísta e, para ele, foram construídos diversos templo.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Fisicamente, muitas cidades coloniais espanholas foram construídas como um tabuleiro de xadrez, isto é, com quarteirões quadrados ou retangulares, que seguiam a partir de uma praça central ao redor das quais se estabeleciam os edifícios administrativos, judiciais e religiosos. Esse plano “clássico” das cidades com o traçado em quadrícula representou, principalmente:
um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter a dominação com base na ordem e simetria da organização urbana.
uma forma mais rápida de construção para proteger o território de ataques indígenas.
o planejamento de uma "cidade ideal", que pretendia consolidar a construção de uma sociedade miscigenada e democrática.
a tentativa de dominar o território criando cidades de forma desordenada para abrigar os colonos.
a falta de criatividade do urbanismo espanhol que não soube desenvolver cidades mais clássicas como as europeias.
Segundo o historiador José Luis Romero, algumas cidades coloniais foram construídas para que cumprissem funções preestabelecidas. Sobre a função das cidades na América espanhola, analise as afirmativas a seguir:
I – As cidades de passagem exerceram um papel fundamental no comércio marítimo com a metrópole, além de atrair grande contingente de pessoas e atividades mercantis.
II – Alguns núcleos urbanos surgiram a partir do crescimento da exploração das minas de ouro ou prata, atraindo colonizadores que buscavam enriquecimento fácil.
III – Ao lado das antigas cidades indígenas foram construídas as cidades coloniais espanholas, como forma de legitimar a conquista dos territórios ainda não habitados.
IV – As cidades planejadas em forma de tabuleiro de xadrez representavam um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter uma dominação social hierárquica.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). Os trabalhadores eram designados pela autoridade comunal indígena, para depois serem distribuídos entre os colonos espanhóis. A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região, bem como a sua própria denominação: mita no Peru e Bolívia, coatéquil no México, mandamiento na Guatemala. (SILVA, Heladir J. S. e. O processo de colonização espanhola na América. In: A colonização européia nas Américas. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, p. 26)
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
II, apenas.
I, II e III.
Leia com atenção:
Quando as embarcações de Colombo aportaram na América, de fato não a descobriram, pois muita gente já vivia em nosso continente. O que de fato ocorreu foi a integração da América ao continente europeu, ou, mais exatamente, à sociedade mercantil. Há quem pense que essa integração foi um favor que os europeus civilizados prestaram aos indígenas bárbaros. Isto não é verdade. As sociedades nativas eram socialmente muito complexas e desenvolvidas e sua incorporação teve custos humanos imensos, graças a massacres cruéis perpetrados pelos cristãos civilizados da Europa. (PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 1991, p. 11).
O fragmento elucida a importância do encontro das culturas europeias e nativas a partir da chegada em terras americanas do almirante Cristóvão Colombo, em 1492. Este acontecimento tem um significado especial no contexto de expansão das fronteiras europeias. Podemos afirmar que a chegada à América faz parte de um processo de:
expansão da economia mercantil e do fortalecimento das monarquias nacionais nascentes na Europa.
ampliação do movimento nacionalista e da consolidação dos reinos cristãos de Portugal e Espanha.
utilização de novas rotas em direção ao Oriente e da tomada de Constantinopla durante a Guerra de Reconquista.
divisão territorial proposta pelo Tratado de Tordesilhas e do fortalecimento econômico da Espanha.
descobrimento das novas técnicas de navegação e da assinatura da Bula Inter Coetera pelos reis católicos.
O Império Inca surgiu a partir da chamada “Confederação Cuzquenha”, expandindo seus territórios e criando um complexo sistema administrativo. Sobre as realizações dos incas podemos considerar:
I – O urbanismo desenvolvido, com a construção de uma imponente capital, Cuzco.
II – A criação de um sistema de irrigação e da produção agrícola em chinampas.
III – A construção de estradas para transporte de alimentos e cargas, ligando todo o Império.
IV – O desenvolvimento de técnicas de metalurgia e tecelagem, nunca antes utilizadas na região Andina.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
Os incas constituíram uma grande civilização que dominou uma ampla faixa de terras pelo território sul-americano. De acordo com seu mito de criação, o povo inca se fixou inicialmente na região de Cuzco e teve como primeiro grande líder Manco Capac. A partir de sucessivas conquistas militares os incas se tornariam os povos hegemônicos na região, expandindo e consolidando um poderoso império. Sobre o Império Inca, analise as afirmativas a seguir:
I - O Estado era centralizado, com o poder político concentrado nas mãos do Inca, o imperador, e sua sociedade era rigidamente hierarquizada.
II - A agricultura, base da sua economia, era praticada nas montanhas andinas, por meio de um sofisticado sistema de produção, que incluía a irrigação e a adubação.
III - O domínio do Império se estendia ao longo da cordilheira dos Andes, ocupando parte dos atuais territórios da Colômbia (sul), Equador (norte), Peru, Bolívia, Chile (norte) e Argentina (noroeste).
IV - Cultuavam um deus Sol (Inti) criador e protetor da vida e da natureza, seguiam uma doutrina monoteísta e, para ele, foram construídos diversos templo.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Fisicamente, muitas cidades coloniais espanholas foram construídas como um tabuleiro de xadrez, isto é, com quarteirões quadrados ou retangulares, que seguiam a partir de uma praça central ao redor das quais se estabeleciam os edifícios administrativos, judiciais e religiosos. Esse plano “clássico” das cidades com o traçado em quadrícula representou, principalmente:
um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter a dominação com base na ordem e simetria da organização urbana.
uma forma mais rápida de construção para proteger o território de ataques indígenas.
o planejamento de uma "cidade ideal", que pretendia consolidar a construção de uma sociedade miscigenada e democrática.
a tentativa de dominar o território criando cidades de forma desordenada para abrigar os colonos.
a falta de criatividade do urbanismo espanhol que não soube desenvolver cidades mais clássicas como as europeias.
Segundo o historiador José Luis Romero, algumas cidades coloniais foram construídas para que cumprissem funções preestabelecidas. Sobre a função das cidades na América espanhola, analise as afirmativas a seguir:
I – As cidades de passagem exerceram um papel fundamental no comércio marítimo com a metrópole, além de atrair grande contingente de pessoas e atividades mercantis.
II – Alguns núcleos urbanos surgiram a partir do crescimento da exploração das minas de ouro ou prata, atraindo colonizadores que buscavam enriquecimento fácil.
III – Ao lado das antigas cidades indígenas foram construídas as cidades coloniais espanholas, como forma de legitimar a conquista dos territórios ainda não habitados.
IV – As cidades planejadas em forma de tabuleiro de xadrez representavam um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter uma dominação social hierárquica.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). Os trabalhadores eram designados pela autoridade comunal indígena, para depois serem distribuídos entre os colonos espanhóis. A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região, bem como a sua própria denominação: mita no Peru e Bolívia, coatéquil no México, mandamiento na Guatemala. (SILVA, Heladir J. S. e. O processo de colonização espanhola na América. In: A colonização européia nas Américas. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, p. 26)
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
expansão da economia mercantil e do fortalecimento das monarquias nacionais nascentes na Europa.
ampliação do movimento nacionalista e da consolidação dos reinos cristãos de Portugal e Espanha.
utilização de novas rotas em direção ao Oriente e da tomada de Constantinopla durante a Guerra de Reconquista.
divisão territorial proposta pelo Tratado de Tordesilhas e do fortalecimento econômico da Espanha.
descobrimento das novas técnicas de navegação e da assinatura da Bula Inter Coetera pelos reis católicos.
O Império Inca surgiu a partir da chamada “Confederação Cuzquenha”, expandindo seus territórios e criando um complexo sistema administrativo. Sobre as realizações dos incas podemos considerar:
I – O urbanismo desenvolvido, com a construção de uma imponente capital, Cuzco.
II – A criação de um sistema de irrigação e da produção agrícola em chinampas.
III – A construção de estradas para transporte de alimentos e cargas, ligando todo o Império.
IV – O desenvolvimento de técnicas de metalurgia e tecelagem, nunca antes utilizadas na região Andina.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
Os incas constituíram uma grande civilização que dominou uma ampla faixa de terras pelo território sul-americano. De acordo com seu mito de criação, o povo inca se fixou inicialmente na região de Cuzco e teve como primeiro grande líder Manco Capac. A partir de sucessivas conquistas militares os incas se tornariam os povos hegemônicos na região, expandindo e consolidando um poderoso império. Sobre o Império Inca, analise as afirmativas a seguir:
I - O Estado era centralizado, com o poder político concentrado nas mãos do Inca, o imperador, e sua sociedade era rigidamente hierarquizada.
II - A agricultura, base da sua economia, era praticada nas montanhas andinas, por meio de um sofisticado sistema de produção, que incluía a irrigação e a adubação.
III - O domínio do Império se estendia ao longo da cordilheira dos Andes, ocupando parte dos atuais territórios da Colômbia (sul), Equador (norte), Peru, Bolívia, Chile (norte) e Argentina (noroeste).
IV - Cultuavam um deus Sol (Inti) criador e protetor da vida e da natureza, seguiam uma doutrina monoteísta e, para ele, foram construídos diversos templo.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Fisicamente, muitas cidades coloniais espanholas foram construídas como um tabuleiro de xadrez, isto é, com quarteirões quadrados ou retangulares, que seguiam a partir de uma praça central ao redor das quais se estabeleciam os edifícios administrativos, judiciais e religiosos. Esse plano “clássico” das cidades com o traçado em quadrícula representou, principalmente:
um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter a dominação com base na ordem e simetria da organização urbana.
uma forma mais rápida de construção para proteger o território de ataques indígenas.
o planejamento de uma "cidade ideal", que pretendia consolidar a construção de uma sociedade miscigenada e democrática.
a tentativa de dominar o território criando cidades de forma desordenada para abrigar os colonos.
a falta de criatividade do urbanismo espanhol que não soube desenvolver cidades mais clássicas como as europeias.
Segundo o historiador José Luis Romero, algumas cidades coloniais foram construídas para que cumprissem funções preestabelecidas. Sobre a função das cidades na América espanhola, analise as afirmativas a seguir:
I – As cidades de passagem exerceram um papel fundamental no comércio marítimo com a metrópole, além de atrair grande contingente de pessoas e atividades mercantis.
II – Alguns núcleos urbanos surgiram a partir do crescimento da exploração das minas de ouro ou prata, atraindo colonizadores que buscavam enriquecimento fácil.
III – Ao lado das antigas cidades indígenas foram construídas as cidades coloniais espanholas, como forma de legitimar a conquista dos territórios ainda não habitados.
IV – As cidades planejadas em forma de tabuleiro de xadrez representavam um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter uma dominação social hierárquica.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). Os trabalhadores eram designados pela autoridade comunal indígena, para depois serem distribuídos entre os colonos espanhóis. A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região, bem como a sua própria denominação: mita no Peru e Bolívia, coatéquil no México, mandamiento na Guatemala. (SILVA, Heladir J. S. e. O processo de colonização espanhola na América. In: A colonização européia nas Américas. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, p. 26)
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
I e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
Os incas constituíram uma grande civilização que dominou uma ampla faixa de terras pelo território sul-americano. De acordo com seu mito de criação, o povo inca se fixou inicialmente na região de Cuzco e teve como primeiro grande líder Manco Capac. A partir de sucessivas conquistas militares os incas se tornariam os povos hegemônicos na região, expandindo e consolidando um poderoso império. Sobre o Império Inca, analise as afirmativas a seguir:
I - O Estado era centralizado, com o poder político concentrado nas mãos do Inca, o imperador, e sua sociedade era rigidamente hierarquizada.
II - A agricultura, base da sua economia, era praticada nas montanhas andinas, por meio de um sofisticado sistema de produção, que incluía a irrigação e a adubação.
III - O domínio do Império se estendia ao longo da cordilheira dos Andes, ocupando parte dos atuais territórios da Colômbia (sul), Equador (norte), Peru, Bolívia, Chile (norte) e Argentina (noroeste).
IV - Cultuavam um deus Sol (Inti) criador e protetor da vida e da natureza, seguiam uma doutrina monoteísta e, para ele, foram construídos diversos templo.
É correto o que se afirma em:
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Fisicamente, muitas cidades coloniais espanholas foram construídas como um tabuleiro de xadrez, isto é, com quarteirões quadrados ou retangulares, que seguiam a partir de uma praça central ao redor das quais se estabeleciam os edifícios administrativos, judiciais e religiosos. Esse plano “clássico” das cidades com o traçado em quadrícula representou, principalmente:
um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter a dominação com base na ordem e simetria da organização urbana.
uma forma mais rápida de construção para proteger o território de ataques indígenas.
o planejamento de uma "cidade ideal", que pretendia consolidar a construção de uma sociedade miscigenada e democrática.
a tentativa de dominar o território criando cidades de forma desordenada para abrigar os colonos.
a falta de criatividade do urbanismo espanhol que não soube desenvolver cidades mais clássicas como as europeias.
Segundo o historiador José Luis Romero, algumas cidades coloniais foram construídas para que cumprissem funções preestabelecidas. Sobre a função das cidades na América espanhola, analise as afirmativas a seguir:
I – As cidades de passagem exerceram um papel fundamental no comércio marítimo com a metrópole, além de atrair grande contingente de pessoas e atividades mercantis.
II – Alguns núcleos urbanos surgiram a partir do crescimento da exploração das minas de ouro ou prata, atraindo colonizadores que buscavam enriquecimento fácil.
III – Ao lado das antigas cidades indígenas foram construídas as cidades coloniais espanholas, como forma de legitimar a conquista dos territórios ainda não habitados.
IV – As cidades planejadas em forma de tabuleiro de xadrez representavam um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter uma dominação social hierárquica.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). Os trabalhadores eram designados pela autoridade comunal indígena, para depois serem distribuídos entre os colonos espanhóis. A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região, bem como a sua própria denominação: mita no Peru e Bolívia, coatéquil no México, mandamiento na Guatemala. (SILVA, Heladir J. S. e. O processo de colonização espanhola na América. In: A colonização européia nas Américas. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, p. 26)
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I e II, apenas.
Fisicamente, muitas cidades coloniais espanholas foram construídas como um tabuleiro de xadrez, isto é, com quarteirões quadrados ou retangulares, que seguiam a partir de uma praça central ao redor das quais se estabeleciam os edifícios administrativos, judiciais e religiosos. Esse plano “clássico” das cidades com o traçado em quadrícula representou, principalmente:
um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter a dominação com base na ordem e simetria da organização urbana.
uma forma mais rápida de construção para proteger o território de ataques indígenas.
o planejamento de uma "cidade ideal", que pretendia consolidar a construção de uma sociedade miscigenada e democrática.
a tentativa de dominar o território criando cidades de forma desordenada para abrigar os colonos.
a falta de criatividade do urbanismo espanhol que não soube desenvolver cidades mais clássicas como as europeias.
Segundo o historiador José Luis Romero, algumas cidades coloniais foram construídas para que cumprissem funções preestabelecidas. Sobre a função das cidades na América espanhola, analise as afirmativas a seguir:
I – As cidades de passagem exerceram um papel fundamental no comércio marítimo com a metrópole, além de atrair grande contingente de pessoas e atividades mercantis.
II – Alguns núcleos urbanos surgiram a partir do crescimento da exploração das minas de ouro ou prata, atraindo colonizadores que buscavam enriquecimento fácil.
III – Ao lado das antigas cidades indígenas foram construídas as cidades coloniais espanholas, como forma de legitimar a conquista dos territórios ainda não habitados.
IV – As cidades planejadas em forma de tabuleiro de xadrez representavam um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter uma dominação social hierárquica.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). Os trabalhadores eram designados pela autoridade comunal indígena, para depois serem distribuídos entre os colonos espanhóis. A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região, bem como a sua própria denominação: mita no Peru e Bolívia, coatéquil no México, mandamiento na Guatemala. (SILVA, Heladir J. S. e. O processo de colonização espanhola na América. In: A colonização européia nas Américas. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, p. 26)
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter a dominação com base na ordem e simetria da organização urbana.
uma forma mais rápida de construção para proteger o território de ataques indígenas.
o planejamento de uma "cidade ideal", que pretendia consolidar a construção de uma sociedade miscigenada e democrática.
a tentativa de dominar o território criando cidades de forma desordenada para abrigar os colonos.
a falta de criatividade do urbanismo espanhol que não soube desenvolver cidades mais clássicas como as europeias.
Segundo o historiador José Luis Romero, algumas cidades coloniais foram construídas para que cumprissem funções preestabelecidas. Sobre a função das cidades na América espanhola, analise as afirmativas a seguir:
I – As cidades de passagem exerceram um papel fundamental no comércio marítimo com a metrópole, além de atrair grande contingente de pessoas e atividades mercantis.
II – Alguns núcleos urbanos surgiram a partir do crescimento da exploração das minas de ouro ou prata, atraindo colonizadores que buscavam enriquecimento fácil.
III – Ao lado das antigas cidades indígenas foram construídas as cidades coloniais espanholas, como forma de legitimar a conquista dos territórios ainda não habitados.
IV – As cidades planejadas em forma de tabuleiro de xadrez representavam um meio simples e rápido para edificar a cidade e manter uma dominação social hierárquica.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.
Leia com atenção o texto a seguir:
Neste sistema, que consistia em prestações compulsórias e rotativas de trabalho, cada comunidade deveria fornecer um número proporcional à sua população de homens adultos que trabalhariam periodicamente nas empresas coloniais (minas, haciendas e serviços públicos). Os trabalhadores eram designados pela autoridade comunal indígena, para depois serem distribuídos entre os colonos espanhóis. A duração das jornadas de trabalho compulsório e a proporção de índios envolvidos variavam muito de região para região, bem como a sua própria denominação: mita no Peru e Bolívia, coatéquil no México, mandamiento na Guatemala. (SILVA, Heladir J. S. e. O processo de colonização espanhola na América. In: A colonização européia nas Américas. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2011, p. 26)
O texto se refere à seguinte forma de trabalho utilizada na América Espanhola:
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
II e III.
I e IV.